Nota de pesar: falecimento do servidor do TCE/SC Paulo Teixeira

O servidor do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) Paulo Roberto Teixeira faleceu na madrugada de sábado (18) aos 59 anos de idade. Com atuação profissional no Tribunal há 40 anos, ele exercia a função de motorista. Paulo deixa três filhos: Paula, Roberto e Gabriel.

Com atuação profissional no Tribunal há 40 anos, ele exercia a função de motorista.

Durante a sessão ordinária híbrida desta segunda-feira (20), ele foi homenageado pelo Procurador-Geral do Ministério Público de Contas de Santa Catarina (MPC/SC), Diogo Ringenberg, e pelo presidente do TCE/SC, Herneus De Nadal. Eles destacaram a alegria, a simplicidade e a dedicação de Paulo ao trabalho. Confira os discursos na íntegra:

Discurso do Procurador-Geral do MPC/SC, Diogo Ringenberg

Senhor Presidente, Senhores Conselheiros,

Gostaria de fazer um breve registro e uma singela homenagem.
Como é de conhecimento de todos, na madrugada do último sábado faleceu Paulo Teixeira.
Paulo esteve a serviço deste Tribunal de Contas pelos menos nos últimos 40 anos.
Era aquele tipo de pessoa que todo mundo conhecia e que apenas uma coroa de flores não faria jus na hora de sua despedida.
Dificilmente algum de nós não foi atendido por ele em algum momento da sua passagem pelo Tribunal de Contas. Nos últimos tempos, atuava como motorista da casa.
Eu o conheci há 25 anos.
Desde o meu ingresso como servidor do TCE, na gloriosa DMU, a então Diretoria de Municípios, convivi com o Paulo diariamente.
Ele atendia no setor de xerox, distribuía processos entre as divisões daquela diretoria, e fazia quase tudo que envolvesse os serviços necessários ao funcionamento prático da diretoria.
Nada disso costumava acontecer de maneira muito silenciosa. Era seu jeito de ser.
As segundas-feiras costumavam ser dias especialmente barulhentos. Empurrando aquele pesado carrinho, cheio de volumes de processos — na época em que os processos ainda eram de papel —, o serviço sempre caminhava envolto nos temas futebolísticos.
A coisa ficava tensa quando o desempenho do seu Figueirense tinha deixado a desejar, ou quando o do seu arquirrival Avaí tinha ido melhor. Nesse momento, os colegas que o conheciam bem davam aquela contribuição, na tênue linha entre a provocação e a gozação, que sabiam faria aflorar um Paulo comicamente desbocado.
Aliás, o Figueira, como carinhosamente se referia ao time do coração, e a Embaixada Copa Lord, apenas depois dos filhos e do seu enteado, eram os temas que tinham lugar especial no seu coração enorme.
No último domingo, em sua última despedida, estavam presentes amigos que o tinham em alta conta, os filhos e sua mulher do primeiro casamento, o enteado e a companheira com quem convivia nos últimos anos, parentes, amigos, e alguns servidores do TCE. Foram estes que fizeram o seu cortejo final, acompanhados da batida triste do surdo de sua querida escola de samba.
Paulo, vá em paz amigo! Esteja com Deus!

Paulo deixa três filhos: Paula, Roberto e Gabriel (na foto, está com Roberto).

Discurso do Presidente do TCE/SC, Herneus De Nadal

Esta presidência soma-se ao registro e aos votos de pesar pela passagem do servidor Paulo Roberto Teixeira, que nos deixa aos 59 anos de idade e que marcou a sua passagem por esta Casa com dedicação ao trabalho, com alegria, simplicidade, mas principalmente pelo respeito aos colegas de todos os setores onde trabalhou, que o reconheciam como uma pessoa do bem, leal e companheira.

Assim os seus colegas se expressaram no momento dos funerais: “a morte é uma certeza, mas continua surpreendendo quando chega sem aviso e leva uma pessoa tão amiga como o Paulo Teixeira foi para o setor de transporte. Deixa os filhos Paula, Roberto e Gabriel.

Ficam aqui registradas, mais uma vez, as nossas condolências à família, aos amigos e aos colegas.

Assista à homenagem a Paulo Teixeira durante a sessão ordinária:

Skip to content