MPC/SC promove debate nesta quarta-feira, Dia Internacional de Combate à Corrupção

Todos os anos, 1 trilhão de dólares é pago em subornos e cerca de 2,6 trilhões de dólares são roubados devido a atos de corrupção, o que representa mais de 5% do PIB mundial. Diante desses dados, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Internacional contra a Corrupção, lembrado em 9 de dezembro, para mobilizar lideranças mundiais acerca dos problemas decorrentes desse crime.

O Brasil aparece entre os países com a maior percepção de corrupção do mundo. Em 2019, o país manteve-se no pior patamar da série histórica do Índice de Percepção da Corrupção, com apenas 35 pontos. A escala do IPC vai de 0 a 100, na qual 0 significa que o país é percebido como altamente corrupto e 100 significa que o país é percebido como muito íntegro. Com esse resultado, o Brasil caiu mais uma posição no ranking de 180 países e territórios, para o 106º lugar. Este 5º recuo seguido na comparação anual fez com que o país também atingisse sua pior colocação na série histórica do índice. Em 2018, o país já havia perdido dois pontos e caído nove posições.

Para discutir o papel dos órgãos de controle neste cenário de corrupção, o Ministério Público de Contas de Santa Catarina (MPC/SC), em parceria com a Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON), promove um debate online sobre o atual panorama da corrupção no país e os desafios para o controle externo. O evento começa às 19h desta quarta-feira, dia 9, e pode ser acompanhado pelo canal da AMPCON no Youtube.

A Procuradora-Geral de Contas, Cibelly Farias, será a mediadora do bate-papo online que contará com a presença do Promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina Affonso Ghizzo Neto; da Procuradora-Geral do MPC/GO, Maisa de Castro Sousa, e do Procurador-Geral do MPC/SP, Thiago Pinheiro Lima.

Skip to content