MPC participa de evento que premiou as melhores práticas na gestão pública de SC

Mesa Redonda udescO Ministério Público de Contas foi um dos apoiadores do Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública 2018, organizado pela Udesc/Esag. A Procuradora-Geral Adjunta Cibelly Farias Caleffi integrou a comissão julgadora, participou de um dos debates e da cerimônia de encerramento, que ocorreu na última quinta-feira, dia 9, no Teatro Pedro Ivo.

Ao todo, 35 trabalhos do setor público foram classificados e receberam o selo de boas práticas. O projeto vencedor foi o Sistema Gerencial de Saúde Pública – Pronto, iniciativa da Prefeitura Municipal de Blumenau (SC). O sistema desenvolvido pela Prefeitura de Blumenau permite que os usuários tenham acesso a informações do serviço público de saúde, como prontuário, prescrições, histórico de vacinas e mapeamento das unidades de saúde. Inclui ainda um aplicativo para celulares com a possibilidade de agendamento de consultas de rotina.

A iniciativa foi premiada com uma viagem oferecida pela Embaixada da França no Brasil, ao inscrito como autor principal, para conhecer organizações públicas com práticas de excelência no pais europeu. O governo francês mantém a École Nationale d’Administration (l’ENA), referência mundial na área e que mantém convênio com a Fundação Escola de Governo – ENA Brasil, ligada ao Governo de Santa Catarina e uma das parceiras do prêmio.

O prêmio

O Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública tem o objetivo de identificar, reconhecer e ajudar a disseminar ações que contribuam para melhorar a gestão pública em Santa Catarina.

A premiação encerrou um evento de três dias, iniciado na terça-feira, 7, em que os finalistas apresentaram publicamente suas boas práticas e foram avaliados pela Comissão Julgadora. Além do vencedor geral, foram premiadas as melhores práticas de gestão pública de Santa Catarina em quatro categorias (estadual, municipal, organização da sociedade civil e empresa).

Cada categoria teve a premiação dividida em três modalidades: educação em transparência pública, tecnologia de informação para a transparência e qualidade na gestão pública, com reconhecimento dos três melhores em cada modalidade.

>>> Acesse aqui a lista completa de premiados

premio boas praticas gestao publica cibellyA seleção das melhores práticas em gestão pública de Santa Catarina começou em março e abril, quando organizações públicas e da sociedade civil inscreveram 49 iniciativas que se enquadravam nos critérios do regulamento para participar.

Na primeira etapa do prêmio, a Comissão Julgadora avaliou cada uma das práticas usando um sistema de pontuação baseada nos critérios estabelecidos no regulamento. Aquelas que atenderam aos requisitos e atingiram a pontuação mínima foram reconhecidas com o Selo de Boa Prática em Gestão Pública, entregue também na cerimônia desta quinta a 35 iniciativas.

Destas 35 boas práticas foram selecionadas as três melhores pontuações em cada categoria e modalidade, resultando na lista de 22 finalistas. Foram essas as práticas que foram avaliadas nas apresentações públicas durante os três dias de jornada.

Antes da premiação, o último dia do evento teve ainda a palestra de Guilherme France, da Transparência Internacional Brasil, sobre “exercícios de cidadania e os próximos passos na luta contra a corrupção no Brasil. A palestra contou com a participação de Renato Lacerda, represetante do Sindicato dos Fiscais da Fazenda do Estado (Sindifisco), um dos parceiros do prêmio, como debatedor, e da professora Paula Schommer, da Udesc Esag, como mediadora.