Dez servidores aprovados em concurso público tomam posse no MPC/SC

Os novos servidores do Ministério Público de Contas de Santa Catarina (MPC/SC), aprovados em concurso público, tomaram posse em uma solenidade nesta segunda-feira (3). A cerimônia teve início por volta das 17h e foi realizada no auditório principal do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC).

Discurso da Procuradora de Contas ressaltou a esperança e a gratidão. (Foto: Guto Kuerten / Acom TCE/SC).

Ao todo, foram 10 empossados no MPC/SC, sendo 6 no cargo de analista de contas públicas — 5 com especialidade em Direito e 1 na especialidade de Administração, de Contabilidade, de Economia ou de Engenharia —, 2 no cargo de técnico em atividades administrativas e 2 no cargo de técnico em contas públicas.

Na ocasião, também tomaram posse 58 servidores do TCE/SC, todos no cargo de auditor fiscal de controle externo, sendo 14 graduados em Administração, 20 em Ciências Contábeis, 8 em Ciências Econômicas, 5 em Direito e 11 em Engenharia Civil.

A Procuradora-Geral Adjunta, Cibelly Farias, representou o MPC/SC na solenidade. Com quase duas décadas na instituição e quase três décadas de serviço público, ela deixou alguns conselhos aos novos servidores. “Cultivem a esperança de que com o nosso trabalho consigamos, de alguma forma, fazer a diferença na realidade que nos cerca e reverter pelo menos uma parte da realidade social brasileira, na qual milhões de pessoas vivem na linha da pobreza”.

Ela completou: “Esperança de que possamos contribuir para diminuir as filas nos hospitais públicos, para melhorar a qualidade do ensino das nossas crianças, para levar políticas públicas de qualidade às minorias e às pessoas mais vulneráveis, para que assim possamos viver em uma sociedade mais justa e menos desigual”. A Procuradora de Contas ainda ressaltou a importância de semear a gratidão. “Sejam gratos a todos aqueles que contribuíram para que de alguma forma vocês chegassem hoje à aprovação tão desejada por milhares de pessoas neste país”, disse.

Ao todo, 68 novos servidores foram empossados. (Foto: Guto Kuerten / Acom TCE/SC).

Também discursaram durante a cerimônia o Vice-Presidente do TCE/SC, conselheiro José Nei Alberton Ascari; o supervisor do Instituto de Contas, conselheiro Luiz Roberto Herbst; e o Presidente do TCE/SC, conselheiro Herneus João De Nadal. Além disso, dois dos 68 empossados fizeram o uso da palavra, representando a todos os novos servidores: a analista de contas públicas Isis Marques de Souza Gois e o auditor fiscal de controle externo Vinícius Antônio de Souza Silva Moreira da Costa.

Confira a lista dos servidores empossados no MPC/SC:

ALESSANDRA CAROLINE DA SILVA MORI – TÉCNICO EM CONTAS PÚBLICAS

BRAULIO HENRIQUE ORION UCHOA VELOSO PINTO – ANALISTA DE CONTAS PÚBLICAS – ESPECIALIDADES: ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE, ECONOMIA OU ENGENHARIA

BRUNO SOUZA GOMES – TÉCNICO EM ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS

DIEGO DE CAMPOS DOMINGOS – TÉCNICO EM ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS

FLÁVIO JUNIO EMIDIO DA SILVA – ANALISTA DE CONTAS PÚBLICAS – ESPECIALIDADE: DIREITO

ISIS MARQUES DE SOUZA GOIS – ANALISTA DE CONTAS PÚBLICAS – ESPECIALIDADE: DIREITO

PRISCILA MEIRELES DE SOUSA – ANALISTA DE CONTAS PÚBLICAS – ESPECIALIDADE: DIREITO

RAFAEL GALVAO ROCHA RAMALHO – ANALISTA DE CONTAS PÚBLICAS – ESPECIALIDADE: DIREITO

ROGÉRIO CANNIZZARO ALMEIDA – ANALISTA DE CONTAS PÚBLICAS – ESPECIALIDADE: DIREITO

VANESSA MARTINS RIBEIRO – TÉCNICO EM CONTAS PÚBLICAS

Assista à solenidade de posse dos novos servidores:

Leia na íntegra o discurso da Procuradora-Geral Adjunta, Cibelly Farias:

Excelentíssimo Senhor Presidente, Srs. Conselheiros, servidores e servidoras desta Casa, familiares e convidados, caros servidores e servidoras que hoje tomaram posse.

Foi com muita honra e muita alegria que recebi a incumbência de, em nome do MPC, parabenizar e dar as boas-vindas aos servidores empossados na data de hoje.

Posses são datas que especialmente me emocionam, principalmente porque me fazem lembrar de alguns desses momentos marcantes da minha própria vida: dias de alegria da vitória mas também dias de lutas, de derrotas, de cansaço, de dificuldades e que – como quase tudo na vida quando esticamos o olhar para trás – nos traz o gostinho bom da saudade.

Se a minha experiência de quase duas décadas de Ministério Público de Contas e quase três décadas de serviço público me permite deixar algum conselho nesse dia especial, este conselho se resumirá em duas palavras.

Poderiam ser muitas outras como equilíbrio, coragem, paciência, força, resiliência, mas eu escolhi a esperança e a gratidão.

Meu primeiro conselho é para que cultivem a esperança. A esperança de que com o nosso trabalho consigamos, de alguma forma, fazer a diferença na realidade que nos cerca e reverter pelo menos uma parte da realidade social brasileira no qual milhões de pessoas vivem na linha da pobreza. Esperança de que possamos contribuir para diminuir as filas nos hospitais públicos, para melhorar a qualidade do ensino das nossas crianças, para levar políticas públicas de qualidade às minorias e às pessoas mais vulneráveis, para que assim possamos viver em uma sociedade mais justa e menos desigual.

Mas cultivem a esperança com trabalho diário. Pois esperança sem trabalho é apenas otimismo, que apesar de muito louvável e saudável, não trará nenhum resultado.

E por fim e não menos importante, semeiem a gratidão. Sejam gratos a todos aqueles que contribuíram para que de alguma forma vocês chegassem hoje à aprovação tão desejada por milhares de pessoas nesse país. Reconheçam a importância da ajuda de seus pais, ainda que alguns não estejam fisicamente presentes entre vocês, não tenham dúvidas de que eles plantaram lá atrás as sementes do sucesso que hoje vocês colhem. Eles sofreram com cada obstáculo nos seus caminhos e hoje estão tão ou mais felizes do que vocês. Agradeçam aos cônjuges, companheiros, companheiras, filhos, filhas, amigos. Cada um deles – que por certo sofreram muito com as ausências de cada um de vocês – possivelmente em algum momento e a seu modo ofereceram aquela palavra de apoio necessário quando estavam prestes a desistir, ou simplesmente ofereceram o ombro e ouviram as suas angústias.

Ao longo das suas carreiras vocês também vão conhecer colegas com os quais vão poder compartilhar conhecimento, histórias e alguns desses se tornarão também seus amigos. Não esqueçam da ajuda recebida nesse momento e façam o mesmo por aqueles que virão depois de vocês.

Tenham na figura de cada cidadão desse Estado o seu empregador, pois é dos tributos que são recolhidos do seu bolso que vem o nosso salário, não nos esqueçamos.

Estou certa de que todos vocês reúnem as ferramentas para ser a mudança que o nosso mundo precisa. Mas se não puderem mudar toda a realidade que nos cerca, mudem a realidade de alguns, comecem com pequenos passos.

Parabéns pela aprovação, contem sempre com o Ministério Público de Contas e, acima de tudo, sejam muito felizes.

Obrigada!

Skip to content