Cibelly Farias assume como Procuradora-Geral de Contas de Santa Catarina

cibellyNesta quarta-feira, dia 17 de outubro, a partir das 14h, haverá a transmissão de cargo de Procurador-Geral de Contas de Santa Catarina. Durante a sessão ordinária do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o Procurador Aderson Flores transmite o cargo à Procuradora Cibelly Farias. Primeira mulher a ingressar na carreira de Procuradora de Contas do Estado, Cibelly passa a ser também a primeira Procuradora-Geral de Contas da história da instituição.

A Procuradora Cibelly ingressou no Ministério Público de Contas em 2006, aprovada em primeiro lugar no concurso público. Nesses 12 anos de MP, acompanhou as mudanças no serviço público do Estado. O órgão passou a ter autonomia administrativa; o primeiro concurso para o quadro de servidores foi realizado em 2014 e, atualmente, todos os procuradores são bacharéis em Direito, cujo ingresso na carreira é por concurso público de provas e títulos, sendo o Procurador-Geral escolhido, dentre seus membros, em lista tríplice e nomeado pelo Governador do Estado.

O Governador do Estado Eduardo Pinho Moreira nomeou Cibelly Farias no dia 2 de outubro para o cargo de Procuradora-Geral para o biênio 2018/2020, no período de 15 de outubro deste ano a 15 de outubro de 2020. As competências da Procuradoria-Geral estão previstas na Lei Orgânica do TCE e no Regimento Interno do MP de Contas, em seus artigos 108 e sétimo, respectivamente.

Quem é Cibelly Farias?

Nascida em 12 de setembro de 1972, na maternidade Carlos Correia, em Florianópolis, Cibelly é a primogênita do casal José Farias Filho e Nilza Farias. Irmã de José Farias Júnior e Jardell Farias, Cibelly passou a infância na cidade de Palhoça, onde frequentou as escolas públicas Venceslau Bueno e Governador Ivo Silveira.

Na adolescência, o ensino médio foi concluído na Escola Técnica Federal de Santa Catarina. A vida universitária começou no curso de Engenharia Elétrica da UFSC, em 1991. No ano de 1994, novos rumos tomaram a sua vida com a mudança para o curso de Direito, área do conhecimento em que descobriu sua vocação pelo direito público e que a preparou para os desafios de hoje. Após finalizar a graduação na UFSC, Cibelly se especializou em Direito Constitucional e em Concessões de Serviços Públicos. Em 2016, concluiu, também, o Mestrado em Administração pela UDESC/ESAG.

Antes de ingressar na carreira de Procuradora, Cibelly atuou como técnica judiciária e analista judiciária no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Da experiência naquela instituição, a Procuradora trouxe para o MP de Contas valores como o zelo pelo bem público, o profissionalismo e o reconhecimento pela competência.

Outra experiência marcante foram os 12 meses vividos longe de Florianópolis, como auditora-fiscal do trabalho, no interior do Rio Grande do Sul. O aprendizado sobre técnicas de auditorias é, até hoje, bem empregado no gabinete do Ministério Público.