Procuradora-Geral de Contas fala sobre desafios do controle externo na pandemia

A Procuradora-Geral de Contas de Santa Catarina, Cibelly Farias, participou da abertura do IV Fórum Nacional de Auditoria na manhã desta quarta-feira, dia 8 de julho. Realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte, em parceria com o Instituto Rui Barbosa, o Fórum discutiu temas relacionadas às Normas Brasileiras de Auditoria no Serviço Público e abordou as ações de enfrentamento à Covid-19 em estados e municípios. O evento teve 1,1 mil inscritos e 1,7 mil visualizações, com pico de 800 visualizações simultâneas.

Cibelly falou sobre como estados e municípios vêm trabalhando neste momento de dificuldades. “Vivemos num cenário novo de flexibilização do mercado. É preciso ter cuidados elementares com as contas públicas”, ressaltou, afirmando que este é o grande desafio do controle externo no seu papel educativo e fiscalizador. “A pandemia vai passar, mas as contas públicas vão permanecer”.

O presidente do TCE/RN, conselheiro Poti Júnior, lembrou que “o País chegou a um momento estratégico na pandemia do novo coronavírus, quando todo o controle externo tem se desafiado a atuar, diuturnamente, de forma significativa, para o enfrentamento de tão grave crise”. Ele destacou que, na sessão plenária do dia anterior, o Tribunal aprovou a resolução n° 010/2020, que dispõe sobre a adoção das Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público, expedidas pelo Instituto Rui Barbosa, e editadas com base nas Normas Internacionais de Auditoria.

O debate pode ser assistido aqui: https://youtu.be/VCnKFHuGp4Q.