Novo presidente assume compromisso de modernizar o TCE em parceria com MPC

cibelly adircélio webO conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior assumiu a presidência do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE), nesta segunda-feira, dia 5, e se comprometeu com a modernização da Corte de Contas. “Penso que a coisa mais importante […] é reinventar o Tribunal de Contas que a sociedade catarinense quer e precisa”, disse o presidente durante o discurso de posse.

Dois eixos deverão marcar a gestão 2019/2020: um voltado ao aprimoramento da gestão pública, a partir da melhoria da qualidade do gasto e da arrecadação pública; e o outro, ao combate à má utilização dos recursos público. Nas duas frentes, a parceria com o Ministério Público de Contas (MPC) é imprescindível.

“O MP de Contas reafirma aqui seu compromisso de colaboração e parceria efetiva com o Tribunal de Contas, para contribuir no combate ao histórico quadro de déficit das finanças e para o pleno desenvolvimento da nossa terra barriga verde. Acompanhamos nos últimos tempos intensas manifestações sociais de repúdio à corrupção e à impunidade, além do clamor por transparência dos atos públicos. Cabe aos Tribunais de Contas assumir seu protagonismo nesse contexto, contribuindo verdadeiramente para o movimento de renovação que ora vivenciamos”, destacou a Procuradora-Geral de Contas, Cibelly Farias, em seu discurso.

A Procuradora-Geral cumprimentou os novos dirigentes do TCE/SC e também defendeu a atuação conjunta dos órgãos de controle externo, de organismos representativos do poder público, da iniciativa privada e da sociedade em geral para o enfrentamento dos problemas que impactam a administração pública.

Ao se reportar à trajetória, formação, qualificação técnica, experiência e capacidade de diálogo do novo presidente, a titular do Ministério Público de Contas registrou que Adircélio possui as qualidades inerentes de um líder para assumir a missão nesse momento histórico e político do País. “Qualidades pessoais e profissionais […] que agora se mostrarão indispensáveis para engajar o Tribunal de Contas nesse grande movimento em favor da sociedade catarinense”.

cibelly nadal webA procuradora-geral também acentuou sua expectativa quanto ao papel relevante que exercerão os conselheiros Nadal, Wan-Dall e Ascari, nos cargos de vice-presidente, corregedor-geral e ouvidor, bem como registrou atuação do conselheiro Dado Cherem. “Foi uma gestão marcada pelo trabalho nas auditorias operacionais e pelo forte investimento em novas tecnologias”, considerou, ao agradecer a atenção dispensada ao MPC-SC pelo então presidente.

A solenidade de posse contou ainda com a presença de conselheiros, conselheiros substitutos e procuradores de contas de diversos estados brasileiros e também da Corte catarinense.

Também prestigiaram o ato, os ex-governadores Jorge Bornhausen e Casildo Maldaner, o prefeito da Capital, Gean Loureiro, deputados, vereadores, representantes do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de órgãos federais, estaduais e municipais, da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), de conselhos profissionais — como de Contabilidade, Economia, Administração e Engenharia e Agronomia —, integrantes da imprensa e familiares.

webA sessão foi transmitida, ao vivo, pelo canal do TCE/SC no Youtube e pela TV da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Após a solenidade, ocorreu o ato de descerramento do retrato do ex-presidente, conselheiro Dado Cherem, no Espaço Cultural Willy Zumblick, localizado no hall do TCE/SC.