MPC coloca em prática o Plano de Ação 2019

ideias metaO Ministério Público de Contas de Santa Catarina definiu as ações e metas para 2019, que serão colocadas em prática pelos servidores da instituição, concomitantemente às atuais rotinas. O Plano de Ação 2019 é o primeiro passo para a instituição mudar alguns procedimentos e fluxos de trabalho para se adequar às novas demandas da sociedade. “O MPC precisa estar em sintonia com as mudanças que a sociedade exige do serviço público. Nosso dever é atender a essas demandas de forma eficiente. O primeiro passo foi pensar nas ações para 2019. A partir de agora, vamos planejar nosso trabalho com base nos erros e acertos a cada inovação implantada”, explica a Procuradora-Geral de Contas, Cibelly Farias.

icon Plano de Ação MPC 2019

O Plano de Ação MPC 2019 é a síntese de um processo de crescimento e de amadurecimento institucional. É resultado da constatação de que ações isoladas e descontínuas acabam por resolver problemas pontuais, mas não sistêmicos. Além disso, muitas informações são perdidas no processo, impedindo a aprendizagem organizacional. Por isso, a decisão em definir perspectivas, objetivos, ações e metas para 2019 amparados no propósito, missão e visão de futuro do Ministério Público de Contas.

Este Plano de Ação foi concebido por um Grupo de Trabalho (Portaria MPC no 70/2018) formado por três servidores e supervisionado pela Procuradora-Geral de Contas. A execução do que foi planejado, no entanto, estará a cargo de todos os servidores e Procuradores que integram o MPC.

O processo de elaboração do Plano de Ação 2019 começou em novembro de 2018 com um levantamento, feito pelo Grupo de Trabalho, sobre os planos de gestão e os planejamentos divulgados por outros Ministérios Públicos de Contas, outros ramos do Ministério Público Brasileiro e Tribunais de Contas estaduais. Em um segundo momento, o Grupo de Trabalho adaptou uma metodologia para o MPC de Santa Catarina. Por fim, o Grupo reuniu os servidores do MPC, apresentou o projeto e colheu sugestões dos diferentes setores do órgão.

Optou-se por uma metodologia que permitisse a consolidação de um plano de ação em um curto espaço de tempo (aproximadamente dois meses) para atender à demanda do MPC para o ano de 2019. Entretanto, entre as metas para este ano, está o planejamento estratégico 2020/2021, envolvendo todos os servidores, em todas as etapas do processo.

Skip to content