Cibelly Farias é a nova Procuradora-Geral de Contas de Santa Catarina

cibelly siteA Procuradora Cibelly Farias assumiu a Procuradoria-Geral de Contas de Santa Catarina nesta quarta-feira, dia 17 de outubro. Primeira mulher a ingressar na carreira de Procuradora de Contas do Estado, Cibelly passa a ser também a primeira Procuradora-Geral de Contas da história da instituição, e ficará à frente do MP no biênio 2018/2020.

Conforme a Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC) e o Regimento Interno do Ministério Público de Contas, o cargo de Procurador-Geral é provido por Procurador do Ministério Público de Contas efetivo e nomeado pelo Governador do Estado, sendo escolhido dentre os Procuradores em atividade, indicados em lista tríplice, para mandato de dois anos, permitida uma única recondução, por igual período.

Em 2 de outubro de 2018, o Governador Eduardo Pinho Moreira nomeou Cibelly Farias como Procuradora-Geral para o período de 15 de outubro deste ano a 15 de outubro de 2020. Nesta quarta-feira, o Procurador Aderson Flores, que comandou a instituição nos últimos quatro anos, transferiu o cargo, em solenidade realizada na sessão ordinária do pleno do TCE. Em seu discurso, Aderson Flores agradeceu aos colegas de trabalho, aos demais procuradores e também aos conselheiros do TCE, além de lembrar as instituições nacionais que congregam os procuradores de contas, como AMPCON e CNPGC.

Aderson discurso siteAo se referir a Cibelly, o Procurador elogiou seu profissionalismo, sua atuação forte na defesa da cidadania e o trabalho como Procuradora-Geral Adjunta, que desempenhou nos últimos quatro anos. “As credencias da doutora Cibelly para o exercício do comando do Ministério Público de Contas transcendem ao processo formal. Por esse motivo, quero registrar meu total apoio, como procurador e amigo, à gestão que se inicia”, finalizou o Procurador.

Após a apresentação do currículo da nova Procuradora-Geral, Cibelly tomou a palavra para um breve discurso. Agradeceu aos colegas de trabalho no MP e também aos Conselheiros e servidores do TCE. Relembrou as dificuldades enfrentadas no início da carreira e os avanços alcançados pelo órgão. Emocionada ao se referir à família, a Procuradora-Geral reconheceu que a educação e o carinho recebidos dos pais e irmãos foram fundamentais para sua formação.
A nova Procuradora-Geral também falou sobre o modelo de gestão que pretende empreender. “Vamos desenvolver um planejamento de ações participativo, com base em ideias e sugestões vindas não somente do corpo técnico do MP de Contas, mas também da sociedade. Democracia e participação social não são assuntos para discussão apenas nas academias. É necessário que haja o fortalecimento de uma cultura democrática mais participativa e o vetor dessa transformação deve passar também pelos órgãos de controle.”

discurso cibelly siteParcerias com outros órgãos públicos e o uso de tecnologias para aprimorar a atividade fim do MP de Contas e amparar as decisões em dados científicos é outra meta da nova Procuradora-Geral. “Creio que é fundamental que utilizemos toda a tecnologia disponível para conjugarmos eficiência com o menor uso de tempo e de recursos possível”.

Ao encerrar seu discurso, Cibelly lembrou a escritora Cora Coralina. “Entre os escritos de Cora Coralina, destaco aquele que guia meus próprios passos: Não te deixes destruir // Ajuntando novas pedras e construindo novos poemas. // Recria tua vida, sempre, sempre. // Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça”.

icon Acesse aqui a íntegra do discurso da Procuradora-Geral.

Vídeo: Assista à solenidade de transmissão do cargo.

Vídeo: Assista ao discurso da Procuradora Cibelly.

Vídeo: Assista ao discurso do Procurador Aderson.

Breve currículo da Procuradora-Geral de Contas de SC

Nascida em 12 de setembro de 1972, na maternidade Carlos Correia, em Florianópolis, Cibelly é a primogênita do casal José Farias Filho e Nilza Farias. Irmã de José Farias Júnior e Jardell Farias, Cibelly passou a infância na cidade de Palhoça, onde frequentou as escolas públicas Venceslau Bueno e Governador Ivo Silveira.

Na adolescência, o ensino médio foi concluído na Escola Técnica Federal de Santa Catarina. A vida universitária começou no curso de Engenharia Elétrica da UFSC, em 1991. No ano de 1994, novos rumos tomaram a sua vida com a mudança para o curso de Direito, área do conhecimento em que descobriu sua vocação pelo direito público e que a preparou para os desafios de hoje. Após finalizar a graduação na UFSC, Cibelly se especializou em Direito Constitucional e em Concessões de Serviços Públicos. Em 2016, concluiu, também, o Mestrado em Administração pela UDESC/ESAG.

Antes de ingressar na carreira de Procuradora, Cibelly atuou como técnica judiciária e analista judiciária no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Da experiência naquela instituição, a Procuradora trouxe para o MP de Contas valores como o zelo pelo bem público, o profissionalismo e o reconhecimento pela competência.

Outra experiência marcante foram os 12 meses vividos longe de Florianópolis, como auditora-fiscal do trabalho, no interior do Rio Grande do Sul. O aprendizado sobre técnicas de auditorias é, até hoje, bem empregado no gabinete do Ministério Público.