MP de Contas notifica municípios que devem instituir Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

O Ministério Público de Contas notificou 55 municípios catarinenses que precisam instituir o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS), nos moldes determinados pela lei. De acordo com a Lei Federal nº. 12.305/2010, todos os municípios devem instituir o PGIRS ou não terão acesso a recursos da União destinados a empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos. As cidades com menos de 20 mil habitantes podem elaborar o plano de maneira simplificada.

Segundo informações da Pesquisa de Informações Básicas Municipais – MUNIC (IBGE 2013), atualizada até dezembro de 2017 pelo Ministério Público de Contas, 55 municípios catarinenses não tinham instituído o PGIRS. Com base na Constituição Federal, que determina que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e que o dever de defende-lo e preservá-lo é do Poder Público, o MP de Contas notificou os municípios que ainda descumprem a Lei Federal nº. 12.305/2010. Além do compromisso com o meio ambiente, o cumprimento da Lei é imprescindível para o recebimento regular de recursos federais.

Veja a íntegra da notificação enviada aos 55 municípios.

Os municípios notificados têm até o início do mês de maio para se manifestar sobre a recomendação. Dos 55 municípios notificados, cinco haviam se manifestado até o dia 20 de abril. Abaixo a tabela atualizada em 20 de abril.

Unidade Gestora

Resposta (até 20/04/2018)

Água Doce

SIM

O município possui o plano desde 2013, e esta atualmente atualizando, em virtude da assinatura de Termo de Ajuste de Conduta – TAC, com o MPSC

Águas De Chapecó

SIM

O Município por intermédio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente com a participação do Consorcio Intermunicipal de Gerenciamento Ambiental está promovendo o desenvolvimento do Plano.

Águas Frias

São Carlos

São João Do Oeste

SIM