Abertas as inscrições para debate sobre plano diretor participativo nos municípios

Os desafios na realização das políticas urbanas pelas prefeituras e a Agenda 2030 é tema do último evento do Ciclo de Debates Fundamentos para as Cidades 2030, promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC). O debate será na quarta-feira, dia 5 de agosto, das 14h às 17h30, e as inscrições já podem ser feitas em http://www.causc.gov.br/agenda/evento-cidades2030-4/.

A iniciativa é da Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA) e procura oferecer ferramentas para a construção de Planos Diretores Participativos com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS-ONU).

Realizado em cinco etapas no formato on-line, o Ciclo de Debates Cidades 2030 é aberto a toda sociedade, gestores públicos, arquitetos e urbanistas e demais profissionais que debatem o planejamento do espaço urbano. O evento é uma oportunidade de capacitação para todos os atores que constroem, fazem a gestão e vivem a cidade. Entre as entidades apoiadoras , estão a Onu Habitat, a Associação de Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis), a Federação dos Municípios Catarinenses (Fecam), o Movimento ODS Santa Catarina e Escola do Legislativo da Assembleia de Santa Catarina, através do programa Qualifica.

Manual Fundamentos para as cidades 2030

Produzido pelo CAU/SC, o guia é uma ferramenta para a estruturação de planos diretores participativos que atendam aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU (ODS).

O material é fruto de um intenso debate proposto pela Comissão de Política Urbana e Ambiental do CAU/SC desde 2018, quando os conselheiros e conselheiras da gestão 2018/2020 elegeram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU) como guia do Plano Estratégico do CAU/SC.

Como desdobramento, em 2019, o CAU/SC lançou o projeto Fundamentos para as Cidades 2030 que, agora, culmina na publicação do Manual. A presidente Daniela Sarmento destaca que o material cumpre a função de fortalecer o processo participativo de construção dos planos diretores e também oferece atualização para os profissionais. “Também é uma oportunidade de capacitação para todos os atores que constroem, fazem a gestão e vivem a cidade. E reforça o papel do Arquiteto e Urbanista como profissional estratégico para o desenvolvimento urbano”, afirma.

Além do Diagnóstico sobre os Planos Diretores Participativos em Santa Catarina, o guia também detalha os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no contexto das cidades e instrumentaliza a construção de propostas. O material reforça o papel do Arquiteto e Urbanista como profissional estratégico para o desenvolvimento urbano e será disponibilizado de forma online para todos os inscritos no evento.